História do EJC em Uberaba
Nos dias 27 e 28 de setembro de 2008, padre José Bezerra Pereira, o casal Gilson Galtazar e Gloria Beatriz, Irmã Leide da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, e cinco jovens da Paróquia Imaculada Conceição, da cidade de Conceição das Alagoas (MG), a saber: Robson, Mauricio, Elison, Nayara e Rodrigo, participaram do encontro de Jovens com Cristo na cidade de Paracatu (MG) na Comunidade de Nossa Senhora do Rosário. Iniciava-se uma nova caminhada na Arquidiocese de Uberaba: O EJC (ENCONTRO DE JOVENS COM CRISTO).
Foi escolhida a cidade de Paracatu, sobre a orientação de Pe. Wagner José, na comunidade Nossa Senhora do Rosário, o grande desejo de trazer para nossa Arquidiocese o primeiro EJC.
Padre José Bezerra decidiu que seu primeiro encontro seria nos dias 25 e 26 de abril de 2009, na Paróquia de Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, pertencente à Arquidiocese de Uberaba (MG), na mesma cidade. O grande desejo era trabalhar com os jovens, sendo à época, o mesmo assessor do Setor Juventude.
Assim, foi abraçado pelo padre e pela a equipe de dirigentes, formadas por casais e jovens. Dessa forma ficou combinado que viria de Paracatu o Pe. Wagner José e demais jovens, com três casais de tios, que assim são chamados dentro do encontro, deu-se a realização do 1º Encontro do EJC em sua paróquia de Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, em Uberaba.
O fundador do EJC é o Pe. Alfonso Pastore.
Uberaba 02 de maio de 2011
Primeira coordenação do EJC Arquidiocese de Uberaba:
Diretor Espiritual: Pe. José Bezerra Pereira
Casal Coordenador: Tio Gilson e tia Glorinha
Jovens Coordenadores: Antônio e Gislaine
Paróquia de Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores
Essa equipe acompanhou os primeiros anos do EJC na Arquidiocese de Uberaba. Depois de sua implantação em várias paróquias, montou-se o 1º Conselho Arquidiocesano do EJC, composto por um casal de jovens e um casal de tios, tendo como coordenadores leigos arquidiocesanos os tios Gilson e Glória e os jovens Antônio e Gislaine. Sendo o diretor espiritual Pe. José Bezerra.
Histórico
Primeiras Atas
ATA DA 1ª REUNIÃO – PARÓQUIA DE SANTA CRUZ – UBERABA
As vinte horas do dia treze de novembro de 2008, na Paróquia de Santa Cruz, Uberaba, deu se início a primeira reunião do EJC. Se fez presente o diretor espiritual Pe. José Bezerra, o casal de Tios Gilson e Glorinha, que participaram na cidade de Paracatu, comunidade de Nossa Senhora do Rosário do EJC, e mas três casais convidados: Armando e Joana, Amilkton e Fátima, Zezinho e Marta.
A reunião deu início com o Pe. José explicando o grande desejo de se fazer o EJC, na sua paróquia, colocando-se a disposição desse trabalho, juntamente com o casal de tios Gilson e Glorinha e irmã Leide, que não pode esta presente.
Apresentou a esses três casais a grande necessidade desse trabalho na paróquia e o quanto a comunidade ganharia, também mostrou-lhes o efeito que esse o encontro proporciona, mas relatou que ainda precisava de mais três casais para se forma a Equipe de Dirigente. Equipe esta que é formada por quatro casais: sendo os três novos casais, mais o casal de tios já existente, Gilson e Glorinha.
O casal apresentou para os demais como foi o encontro, seus propósitos e objetivos e toda a estrutura existente desse encontro, explicando para cada um as funções existentes na equipe: casal montagem, casal fichas, casal finanças e eventos e casal palestra. Os casais escutaram atentamente e pediram um tempo para ler o material e dar a resposta.
Sem mais para o momento firmo a presente.
Ata da 2ª reunião: Pós Encontro da Equipe de Dirigente e Tios do EJC – Paróquia de Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores às vinte horas do dia quatro de junho de 2009, na Paróquia de Santa Cruz, em Uberaba (MG), reuniram-se Pe. José Bezerra, a equipe dirigente composta pelos casais Joana e Armando, Zezinho e Marta, Gilson e Glorinha, Amilton e Fátima e os tios dos círculos dos pós encontros.
Pe. José começou com oração inicial, depois passou a fala para cada tio contar como foi o primeiro pós encontro. O casal Sérgio e Marli começou o relato para o seu grupo, contaram que são nove grupos e compareceram quatro, mas afirmaram que todos já estão engajados nas paróquias, um deles é da Abadia, disse que houve muito interesse dos mesmos, os demais que não compareceram ficaram de entrar em contato para as próximas reuniões.
No grupo de Alessandra e Heli só participaram dois, e pediram para que mudem o dia e horário, sábado não fica apropriado.
Pe. José perguntou o que eles acharam dos temas escolhidos, os tios disseram que eles se interessaram, disseram que eles estão muito empolgados com Baile do dia 13 de junho, os demais temas ficaram para serem passados na próxima reunião.
Os tios entraram em acordo que o casal Anderson e Kely, da Paróquia São José ficariam com o grupo de Armando e Joana. Essa separação resulta em uma melhora no andamento do pós encontro, então eles ficam somente na equipe de dirigente que já tem como função Finanças e Eventos.
Também foram colocados pelos tios, que alguns jovens gostariam de mudar de grupo, entre os motivos estão o fato de serem namorados, outros por morarem mais perto, irmãos ficarem juntos etc. Devido a esta colocação ficou decidido que na próxima reunião geral haveria novamente a divisão dos grupos, ficando a disposição de cada jovem escolher.
Foi colocado pelos tios que os jovens gostariam de reunir na paróquia só para reunião geral. Pe. José Bezerra posicionou-se no sentido de não mudar, de reunirem-aw na casa dos tios e depois realizar uma reunião mensal/geral com ele e equipe de dirigentes.
Nessa situação os tios Marli e Sergio ficaram com um grupo de nove jovens; Maria Helena e Sergio com sete; Eli e Alessandra com 2; para dividir novamente na reunião geral do dia 28 de junho de 2009.
A equipe de dirigentes, os quatro tios, precisam de oito jovens. Foi citado pelos tios os seguintes nomes: Antônio, Gislaine, Gustavo, Keila, Suzane, Ariane, Rita e Verônica, para fazerem parte da equipe.
Os próximos Pós encontros ficaram marcados da seguinte forma:
Dia 13/06 – Baile dos Apaixonados e Reunião Geral com todos os coordenadores e Equipe de dirigente;
Dia 28/06 às 14h30 Paróquia Santa Cruz
Ficou marcada também reunião só com os tios para o dia 12 de junho, local e horário a ser definido. Pe. José sugeriu ideia de realizar dois bingos para conseguirem fundos para o próximo encontro, um durante a Festa do Divino Pai Eterno e outro bingo na Festa de Santa Cruz, em setembro. Para a festa junina ficou definido realização de correio elegante e as flores.
Também comunicou que as camisetas do Hallel foram feitas e o valor será de dez cada. Pe. José fez a oração final e todos deu por despedidos. Sem mais para o momento, firmo a presente..
Encontros Realizados pelo EJC
Região Norte
Paróquia de Santa Cruz e N S das Dores
25 e 26/04/2009 – 1º Encontro
Participaram: 42 jovens
Trabalharam: entre jovens e casais 60 pessoas
Paróquia Madrinha: Comunidade N S do Rosário – cidade de Paracatu (MG)
24 e 25/04/2010: 2º Encontro
Participaram: 35 jovens
Trabalharam: entre jovens e casais 66 pessoas
09 e 10/04/2011 – 3º Encontro
Participaram: 35 jovens
Trabalharam: 41 jovens e 36 casais
Região Oeste
Cidade de Pirajuba (MG)
Paróquia de Nossa Senhora da Abadia
5 jovens fizeram na Paróquia de Santa Bárbara
7 jovens fizeram na Paróquia de Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores
Em 15 e 16/10/2011 realizaram seu 1º Encontro
Região Leste
Não aconteceu ainda
Região Sul
Paróquia de São Judas
02 e 03/04/2011 – 1º Encontro
Participaram: 25 jovens
Trabalharam: 10 casais de Uberaba
Paróquia de Santa Bárbara
06 e 07/11/2010: 1º Encontro
Participaram: 44
Trabalharam: 38 jovens 23 casais
Paróquia Madrinha Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores – Uberaba (MG)
Paróquia de São José – Uberaba (MG)
9 jovens que fizeram
Em 2011 teve o 2º encontro também
Paróquia de São José
1º Encontro em 27 e 28/008/2011
Região Rio Grande
Cidade Conceição das Alagoas (MG)
Paróquia Imaculada Conceição
26 e 27/09/2009 – 1º Encontro
Participaram: 73 jovens
Trabalharam: entre jovens e casais 80 pessoas
Paróquia Madrinha: Santa Cruz e N S das Dores e Comunidade N S do Rosário – Paracatu MG
31/07 e 01/08/2010: 2º Encontro
Participaram: 70 jovens
Trabalharam: 57 jovens 46 casais
Obs: já fizeram em 2011 o 3º encontro
Cidade de Delta (MG)
Paróquia Santa Maria dos Anjos
10 jovens participaram do EJC na Paróquia de Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores e Imaculada Conceição.
Reunião de Pós Encontro
Acontece por decisão do diretor espiritual e equipe de dirigente da paróquia a melhor forma de realizar o seguimento do Encontro de Jovens com Cristo.
OBS 1: As cidades de Conquista, Sacramento e a Diocese de Ituiutaba (MG) acabaram de pedir para o EJC cinco fichas para o 4º Encontro da Paróquia de Sta Cruz e Nossa Senhora das Dores nos dias 17 e 18 de março de 2012.
OBS2: 1ª Reunião 06/01/2012, com um casal e dois jovens de cada paróquia. Depois de hoje te passo os nomes dos coordenadores das outras paróquias.
ESSE DOCUMENTO FOI ENVIADO PARA DOM ROQUE, ARCEBISPO À EPOCA.
ATUAL CONSELHO ARQUIDIOCESANO DO EJC
Diretor Espiritual: Pe. José Bezerra Pereira
Coordenadores leigos:
Nome: Ariane Cristina da Silva
Arquidiocese de Uberaba
Paróquia Santa Cruz
Nome: Alexandre Henrique Silva
Arquidiocese de Uberaba
Paróquia Santa Bárbara
Nome: Matheus Antônio Oliveira Santos (Tio)
Arquidiocese de Uberaba
Paróquia Santa Cruz
Nome: Gislaine Aparecida de Oliveira (Tia)
Arquidiocese de Uberaba
Paróquia Santa Cruz