Aguarde...
22 de junho de 2026
Jorn. François Ramos - Assessoria de Comunicação Arquidiocesana
A
Arquidiocese de Uberaba viveu, no último sábado (20 de junho), um momento
histórico de fé e comunhão: a Romaria Arquidiocesana ao Santuário Nacional de
Nossa Senhora Aparecida. Mais de 50 ônibus participaram da caravana, que reuniu
milhares de fiéis do Triângulo Mineiro na cidade paulista, numa demonstração de
unidade e devoção à Padroeira do Brasil.
A
programação teve início com a Santa Missa, presidida por Dom Paulo Mendes
Peixoto, arcebispo metropolitano, em unidade com todo o clero e o povo de Deus.
Logo após, aconteceu o Santo Terço Mariano, na Tribuna Bento XVI, que integra o
complexo do Santuário, com intenções especiais pelas famílias e vocações da
Arquidiocese.
Dom
Paulo Mendes Peixoto destacou o significado espiritual da peregrinação: "Mais
do que uma viagem, a Romaria é um momento de encontro com Deus pelas mãos de
Maria. Confiamos ao cuidado materno de Nossa Senhora Aparecida todo o nosso
povo, nossas famílias, comunidades e intenções. Que ela interceda por cada um
de nós e renove nossa esperança" .
Ao
final da celebração, o arcebispo, juntamente com os padres e diáconos da
Arquidiocese, reuniu-se na Capela dos Apóstolos para um momento especial de
oração. Diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida, foi concedida uma bênção
especial para toda a Arquidiocese de Uberaba, fortalecendo os laços de comunhão
entre as comunidades do Triângulo Mineiro .
O
Padre Vitor Lacerda, Coordenador de Pastoral da Arquidiocese, enfatizou a
dimensão comunitária do evento: "Cada fiel que veio de nossa
Arquidiocese trouxe em seu coração as alegrias e as dificuldades de sua
comunidade. Esta Romaria nos mostrou que, unidos sob o manto de Maria, somos
mais fortes. A caminhada de fé que fazemos juntos nos prepara para sermos
promotores de vida e de esperança em nossas cidades" .
O
jovem Pedro Flávio, fiel que integra a Pastoral da Comunicação Arquidiocesana e
participou ativamente da cobertura do evento, testemunhou a emoção do
momento: "Ver tantos ônibus saindo de Uberaba rumo à Casa da Mãe
Aparecida foi algo indescritível. A fé do nosso povo é viva e contagiante.
Poder viver essa experiência e, ao mesmo tempo, ajudar a comunicar essa alegria
para tantas outras pessoas que acompanharam pelas redes sociais foi uma graça
imensa. Nossa Senhora nos uniu como uma só família" .
Ao final, Dom Paulo Mendes Peixoto disse que a Romaria Arquidiocesana reafirmou o compromisso da Igreja de Uberaba com a evangelização e o cuidado pastoral, renovando o ardor missionário e a confiança na intercessão da Virgem Aparecida para todos os desafios e alegrias da vida cristã.
