Aguarde...

22 de junho de 2026

Romaria Arquidiocesana reúne milhares de fiéis de Uberaba no Santuário Nacional de Aparecida

Jorn. François Ramos - Assessoria de Comunicação Arquidiocesana

A Arquidiocese de Uberaba viveu, no último sábado (20 de junho), um momento histórico de fé e comunhão: a Romaria Arquidiocesana ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Mais de 50 ônibus participaram da caravana, que reuniu milhares de fiéis do Triângulo Mineiro na cidade paulista, numa demonstração de unidade e devoção à Padroeira do Brasil.

A programação teve início com a Santa Missa, presidida por Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo metropolitano, em unidade com todo o clero e o povo de Deus. Logo após, aconteceu o Santo Terço Mariano, na Tribuna Bento XVI, que integra o complexo do Santuário, com intenções especiais pelas famílias e vocações da Arquidiocese.

Dom Paulo Mendes Peixoto destacou o significado espiritual da peregrinação: "Mais do que uma viagem, a Romaria é um momento de encontro com Deus pelas mãos de Maria. Confiamos ao cuidado materno de Nossa Senhora Aparecida todo o nosso povo, nossas famílias, comunidades e intenções. Que ela interceda por cada um de nós e renove nossa esperança" .

Ao final da celebração, o arcebispo, juntamente com os padres e diáconos da Arquidiocese, reuniu-se na Capela dos Apóstolos para um momento especial de oração. Diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida, foi concedida uma bênção especial para toda a Arquidiocese de Uberaba, fortalecendo os laços de comunhão entre as comunidades do Triângulo Mineiro .

O Padre Vitor Lacerda, Coordenador de Pastoral da Arquidiocese, enfatizou a dimensão comunitária do evento: "Cada fiel que veio de nossa Arquidiocese trouxe em seu coração as alegrias e as dificuldades de sua comunidade. Esta Romaria nos mostrou que, unidos sob o manto de Maria, somos mais fortes. A caminhada de fé que fazemos juntos nos prepara para sermos promotores de vida e de esperança em nossas cidades" .

O jovem Pedro Flávio, fiel que integra a Pastoral da Comunicação Arquidiocesana e participou ativamente da cobertura do evento, testemunhou a emoção do momento: "Ver tantos ônibus saindo de Uberaba rumo à Casa da Mãe Aparecida foi algo indescritível. A fé do nosso povo é viva e contagiante. Poder viver essa experiência e, ao mesmo tempo, ajudar a comunicar essa alegria para tantas outras pessoas que acompanharam pelas redes sociais foi uma graça imensa. Nossa Senhora nos uniu como uma só família" .

Ao final, Dom Paulo Mendes Peixoto disse que a Romaria Arquidiocesana reafirmou o compromisso da Igreja de Uberaba com a evangelização e o cuidado pastoral, renovando o ardor missionário e a confiança na intercessão da Virgem Aparecida para todos os desafios e alegrias da vida cristã.


Foto: PASCOM Arquidiocesana/ Pedro Flávio